30 de novembro de 2011

Milk shake de Ovomaltine



Quem gosta de Ovomaltine levanta a mão! \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/
Fala Sério é muito gostoso!!
Um dia meu marido e eu estávamos aqui em casa desejando um ovomaltine da BoB's. Mas não estávamos muito afim de sair de casa, já que a BoB's fica um pouco distante daqui. Aí a luzinha da ideia acendeu! Vamos fazer em casa!=] Como o mercado fica próximo, fomos lá e compramos OVOMALTINE, SORVETE DE CREME e LEITEEEEE!
Chegamos em casa e colocamos 2 generosas bolas de sorvete + 3 colheres de sopa generosas de ovomaltine no liquidificador e batemos. Adicionamos o leite aos pouquinhos até alcançar aquela textura que você conhece!hummmmmmmmmm...
Mas lembre-se! Coma com moderação! Isso engorda pra Carambaaaaa!!!rsrsrsrrs...
"Ai mas é tão bom! Mas engorda! Ai mas é tão gostoso! Mas engorda! Tá bom consciência, entremos em acordo então, como só um pouquinho tá!"rsrsrsrsrs... #momentoloucura

Agora uma recomendação que talvez você tenha muito trabalho para seguir (pra não dizer o contrário rsrsrsrs...), tem que consumir na hora!

Almôndegas de Proteína de Soja



Tá afim de fazer algo especial para o almoço? Que tal você preparar estas almôndegas de soja?! Além de saudável, é, como a maioria das receitas que já postei, bem fácil de fazer!

INGREDIENTES
1 copo americano de Proteína Texturizada de Soja temperada (ver preparo no post Lasanha de Proteína de Soja)
1 ovo
2 colheres de sopa de aveia em flocos
2 colheres de sopa de Farinha de Trigo
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
1/2 colher de café de cominho em pó
2 colheres de sopa de azeite
sal à gosto
cheiro verde picado à gosto
400g de Molho de Tomate

MODO DE PREPARO
Misture todos os ingredientes, exceto o Molho de Tomate, e deixe descansar por uns 30 minutos na geladeira. Após este tempo, retire a mistura da geladeira e molde as almôndegas do tamanho que preferir. Em uma panela aqueça o molho de tomate e coloque as bolinhas sem mexer. Elas devem ficar cobertas com o molho. Tampe a panela e depois de 5 minutos você já pode dar uma leve mexida nelas se quiser. Deixe cozinhar por mais uns 10 minutos e prontinho!

28 de novembro de 2011

Pão Trançado

Foto: Andressa Meira

Olha, confesso que quando fiz esta receita pela primeira vez, me senti "A Cara"!rsrsrsrs... Sério! Esse pão é tão gostoso e além disso fica tão bonito, que quando fiz, me perguntaram em que padaria eu tinha comprado!rsrsrsrsrs...
Se você quer impressionar, esta é A receita! A princípio, parece complicado de fazer, mas não é, acredite! Fiz um esquema que mostra a montagem do pão, então não tem como errar. Eaí, vai encarar o desafio? Vamos lá eu tenho certeza que você consegue!

OPÇÕES DE RECHEIO
- Presunto com Queijo
- Queijo
- Picadinho
- Frango desfiado
- Goiabada
- Frutas cristalizadas
- PVT
- Palmito com queijo
- Cenoura ralada com Presunto e azeitona
- Ricota temperada

INGREDIENTES DA MASSA
Cerca de 900g de Farinha de Trigo
2 pacotes de fermento biológico (pode ser o fermix)
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
Cerca de 300ml de leite morno
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
3 ovos
1 gema para pincelar
Queijo ralado e Orégano para polvilhar

MODO DE PREPARO
Misture o fermento e o açúcar. Adicione o leite morno (cuidado com a temperatura do leite, senão você mata o fermento e pão não cresce. Tem q ser morninho, na temperatura de dar p um neném, por exemplo), a manteiga, o ovo e o sal. Acrescente a farinha de trigo aos poucos enquanto mexe com uma colher, até conseguir manusear a massa. Transfira para uma mesa enfarinhada e sove até obter uma bola lisa e macia, que desprenda das mãos. (Trabalhe a massa por pelo menos 10 minutos). Cubra e deixe descansar até dobrar de volume.

Depois de descansar sove a massa por mais 5 minutos para eliminar as bolhas de ar e divida-a em 3 partes iguais. Estenda cada parte com um rolo até formar um quadrado de aproximadamente 30cm de lado. Com uma faca corte as bordas laterais em tiras com cerca de 2cm de largura, deixando uma faixa central de aproximadamente 10cm de largura (Ver figura Abaixo)



Espalhe 1/3 do recheio na faixa central de cada massa.
Cruze as tiras sobre o recheio, de modo que as pontas fiquem escondidas.
Coloque em fôrma untada, e deixe dobrar de volume.
Pincele delicadamente com a gema e polvilhe com queijo ralado e orégano. Asse-os em forno médio-alto (220g) preaquecido, até dourar.

.

25 de novembro de 2011

Lasanha de Proteína de Soja



Não foi à toa que a Lasanha ganhou em Primeiríssimo lugar como o prato preferido dos brasileiros, em uma pesquisa feita em 2011! Ficando o bom e nutritivo arroz e feijão em segundo lugar!
Uma coisa bacana da lasanha, é que pode ser adaptada a todos os gostos. Tem de carne, de frango, aos 2, 3, 4, 5 queijos, de berinjela e até de soja! Isso mesmo, de soja! E nem venha com Eca! Credo! Deve ser ruim! Muito pelo contrário, é muito bom! Antes eu não gostava de soja, mas era pq eu não sabia preparar. Sempre que comia soja que outra pessoa tinha feito eu gostava, mas quando era pra comer a minha...de jeito nenhum! Mas graças a uma amiga minha aqui de Fortaleza, chamada Karina, aprendi a preparar a soja!Ebaaaaa... E agora faço de tudo, almondegas de soja, escondidinho de soja, picadinho e até lasanha!
Como sei que nem todo mundo costuma consumir a proteína texturizada de soja (PVT), além da receita da lasanha, vou incluir também o preparo da PVT.
Vamos lá!?
Não se preocupe vc vai gostar do resultado, EU GARANTO!
Uma vez fiz um molho para cachorro quente usando soja e meu marido tinha convidado um amigo dele pra lanchar conosco. Quando falei que o molho era de soja, ele nem acreditou de tão parecido que tava com carne moída!


Para temperar 1 copo americano de soja vc vai precisar de:
2 dentes de alho grandes bem picados
1/2 cebola grande picada
3 colheres de sopa de pimentão picado
3 colheres de sopa de óleo
1 pacotinho de sazon (isso é opcional, eu uso aquele vermelhinho que serve para carnes, legumes e arroz)
3 copos americanos de água fervente
Cheiro verde e cebolinha picados


DICA: Eu uso esta soja


Modo de preparo da soja:
Em uma vasilha de tamanho médio, adicione os três copos de água fervente e depois coloque a proteína texturizada de soja. Tampe e deixe por uns 30 minutos.
Depois você vai escorrer a água de preferencia em uma peneira grande, mas pode ser escorredor de macarrão, desde que os furinhos não sejam muito grandes, senão sua soja vai embora pelo ralo!rsrsrsrs...
Escorra e lave bastante em água corrente. Lave por uns 5 minutos. Esprema e coloque em outra vasilha. Reserve.
Aqueça o óleo e refogue o alho, a cebola e o pimentão. Quando a cebola estiver transparente adicione o tempero sazon (se vc não for usar este tempero, siga a receita normalmente). Coloque a soja espremida e misture bem. Acrescente o cheiro verde e a cebolinha e tampe. Deixe refogando por uns 5 minutos, dando uma mexidinha de vez enquando. Acerte o sal, desligue o fogo e deixe tampado. Pronto!
Você pode fazer o que vc quiser com essa soja. É só fazer como vc faria com a carne moída já temperada!

Agora vamos à lasanha (rende 8 porções)

CREME BRANCO
200ml de leite
2 colheres cheias de creme de cebola
1 e 1/2 colher de maizena

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo até atingir a textura de mingau.

MOLHO DE SOJA
1 copo americano de soja JÁ TEMPERADA
400g de um bom molho de tomate de sua preferencia

Aqueça o molho e adicione a soja, se precisar adicione um pouco de água. Dependendo do molho que usar pode ficar um pouco mais grossinho. Reserve.

Cozinhe metade do pacote de massa para lasanha. Escorra e reserve.
Vc também vai precisar de queijo de sua preferencia. Eu uso o coalho.

MONTAGEM:
Em uma travessa de vidro coloque uma camada de molho de soja, uma camada de massa p lasanha, queijo, molho de soja, massa de lasanha, coloque todo o creme branco, massa pra lasanha, queijo, molho de soja, massa pra lasanha, queijo e um pouquinho de molho por cima.
Regue com um bom azeite, polvilhe orégano e queijo ralado e leve ao forno pre aquecido por 30 minutos.
Prontinho!
Agora é só chamar seus amigos e apreciar essa paixão nacional!

DICA: Separe as massas p lasanha mais perfeitinhas depois de cozida p colocar na camada de cima. E pra formar aquela crosta na parte de cima da lasanha que ninguém resite, adicione mais queijo nessa camada, depois coloque o azeite, queijo ralado e um pouco de katchup. Vai ter competição p último pedaço!

24 de novembro de 2011

Berinjela a Parmegiana




Pra mim esta receita tem cara de sábado!
Não era muito acostumada a comer berinjela, por isso não conhecia nenhuma receita. Mas agora não sofro mais deste mal!rsrsrsrsrs...
Como a maioria das receitas que posto, essa também é bem prática de fazer!
Você só vai precisar de:

2 berinjelas grandes
500g de queijo coalho ou mussarela
400g de um bom molho de tomate de sua preferência (eu uso de manjericão)
Azeite
Queijo parmesão ralado

Fatie as berinjelas (PRESTE ATENÇÃO PRA NÃO DEIXAR NENHUM BICHO IR PRA PANELA!!!) e deixe-as de molho em uma solução de água e suco de limão pra que elas não escureçam. Aqueça uma frigideira (de preferencia anti-aderente) e coloque um fio de azeite para dar uma dourada nas fatias de berinjela. Só que antes de colocá-las na frigideira você precisa enxugá-las com um pano de prato bem limpinho. O processo é bem simples: enxuga a berinjela, põe na frigideira, deixa dourar um pouco e depois coloca no papel absorvente para tirar o excesso de azeite.
Terminada essa parte, aqueça o molho de tomate e reserve.
Numa travessa de vidro você vai montar da seguinte maneira:
Uma camada de molho de tomate
uma camada de berinjela
uma camada de queijo coalho
Uma camada de molho de tomate
uma camada de berinjela
uma camada de queijo coalho
e por fim mais um pouco de molho de tomate e o queijo parmesão ralado por cima.
Prontinho!
Agora é só levar ao forno até que comece a borbulhar, dá mais ou menos uns 20 minutos.

DICA: Você pode usar outros queijos, como mussarela, queijo minas, etc. Atenção para o provolone, pq como ele tem gosto forte e marcante, ele pode tomar conta do sabor do prato, então se você é apaixonado por provolone e gostaria de adicioná-lo nesta receita, seja bem humilde na quantidade e coloque pouco!

23 de novembro de 2011

Pavê de Pêssego



Pavê é muito bom gente!
Esse pavê de pêssego então...Hummmmmmmmmmmm...
O que mais gosto nesta receita é que ela não é muito doce, é suave e nada enjoativo.
Você pode substituir o pêssego em calda por qualquer outra fruta em calda, como abacaxi, figo, etc.

Ingredientes

PARA O CREME
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
3 gemas
1 colher de sopa de maisena

PARA A MONTAGEM
1 lata de pêssego em calda
1 pacote de biscoitos champanhe

PARA A COBERTURA
3 claras em neve
6 colheres de sopa de açúcar
1 lata de creme de leite sem soro
Pêssegos para decorar

MODO DE PREPARO

Creme
Em uma panela, coloque o leite condensado, a maisena dissolvida com leite e as gemas levemente batidas.
Cozinhe por aproximadamente 5 minutos até engrossar, sem parar de mexer.
Espere esfriar e reserve.


Cobertura
Bata as claras em neve.
Adicione o açúcar aos poucos com a batedeira ligada.
Desligue e junte o creme de leite.
Misture delicadamente e reserve


Montagem
Em um refratário, distribua as bolachas champagne, umedecidas na calda da lata do pêssego.
A seguir, intercale em camadas creme, pêssegos picados, bolacha, mais uma camada de creme e, por fim, a cobertura.
Decore com pêssegos e leve para gelar por 2 a 3 horas.
Coloque castanhas de caju picadas e sirva.


Obs.: Prometo que assim que fizer novamente esta receita tiro uma foto para substituir a atual!=]

Já fiz esse pavê duas vezes, uma com pêssego e outra com abacaxi. Qual fez mais sucesso? As duas!rsrsrsrs...

Torta Salgada - Massa base



Sou apaixonada por torta salgada, principalmente porque é fácil e rápido de fazer! As possibilidades de recheio são infinitas e depende só do seu gosto e imaginação! Esta é a receita da base da torta, é uma massa que serve para qualquer recheio.
Então, vamos lá!?
No liquidificador você vai bater nesta sequência:

4 ovos
1/2 xícara de chá de óleo
2 xícaras de chá de leite
1 e 1/2 colher de sopa de manteiga
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento em pó

Pronto!
Ah, vale lembrar que vc deve preparar o recheio antes da massa.
Para montar a torta é só untar uma fôrma com manteiga e farinha de trigo, despejar metade da massa, espalhar o recheio e completar com o restante da massa. Fica muito bom se você polvilhar queijo ralado por cima!
Asse em forno pré aquecido até dourar. Qualquer dúvida use a dica da faca. Fure a torta e se a faca sair limpa, já está pronto!

DICAS DE RECHEIOS:
- Brócolis com requeijão
- Verdurinhas cortadas em cubinhos como cenoura, batata, cebola, tomate, pimentão, ervilha, milho, azeitona, cheiro verde, cebolinha e azeite.
- Palmito, milho e azeitona
- Atum
- Sardinha
- PVT
etc.

Cookie de Granola



Bom dia Pessoal!=]
Amo esse clima de final de ano! Natal chegando e com ele a oportunidade de nos reunirmos com nossos familiares e amigos para confraternizarmos esta data tão especial.
Para complementar sua ceia de natal resolvi postar esta receita super saudável de Cookie de Granola, que fará o maior sucesso entre os convidados! É só colocar para assar uns 30 minutos antes do pessoal chegar! Sua casa ficará tomada por um delicioso aroma que todos vão ficar curiosos para saber o que você está preparando! Depois de pronto esse cookie fica crocante por fora e macio por dentro... É uma delícia!
Você vai precisar de:

1 xícara de granola
1 xícara de açúcar mascavo
½ colher (sopa) de canela em pó
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento
4 colheres (sopa) de margarina light
1 ovo batido

Misture todos os ingredientes na ordem descrita, até obter uma massa mole e pastosa
Em uma assadeira retangular untada, faça montinhos pequenos com a ajuda de 2 colheres, deixando espaço entre eles
Asse em forno a 180ºc pré-aquecido por 15 minutos ou até que dourem levemente.
Sirva morninho de preferencia!

Gente eu garanto pra vocês, é sucesso garantido! Já fiz esta receita três vezes e não deu pra quem quis, acaba num instante!

22 de novembro de 2011

Pãozinho Simples

Esta é uma das receitas mais pedidas e agora vou compartilhar com vocês!Trata-se de um pãozinho que pode ser recheado com o que você desejar, podendo ser salgado ou doce. Até sem recheio ele fica gostoso!Você vai precisar de:

Cerca de 1/2kg de Farinha de Trigo sem fermento
1 pacotinho de fermento biológico
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
Cerca de 1 xícara de chá de leite morno
3 colheres de manteiga ou margarina
1 ovo
1 gema para pincelar
Queijo ralado e Orégano para colocar em cima dos pãezinhos, antes de assar.


Você vai misturar o fermento, o açúcar e o sal. Depois adicione o leite, a manteiga, o ovo e misture bem.Vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos e incorporando-a até que a massa não grude nas mãos.Sove a massa durante uns 5 minutos para que fique bem homogênea e deixe descansar até dobrar de volume. Enquanto isso unte uma fôrma com óleo e trigo.Depois que a massa já cresceu, sove por mais uns 3 minutos e forme os pãezinhos. Deixe-os dobrar de volume, pincele com a gema e salpique o queijo ralado e o orégano.Asse até ficarem levemente dourados.Dica: Diminua a porção de farinha de trigo branca e complete com farelo de trigo, assim você adicionará mais nutrientes ao seu pão!Esta receita rende mais ou menos 15 pãezinhos, porém o rendimento depende do tamanho dos pães que você vai moldar. Na foto deste post, aparecem muitos pãezinhos porque eu dupliquei a receita.

Bolo de Milho



Olá!=]
Como primeiro post, escolhi uma receita MUITO fácil e deliciosa! Quem é que não gosta de um bom bolo de milho, fofinho e molhadinho? Difícil resistir não é?! Então se prepare pra aprender esta super receita!
Bom, pra começar, nada de batedeira. É isso mesmo! Existem inúúúúúúúmeras receitas de bolos feitas no liquidificador e esta é uma delas!
Então vamos lá, pegue seu liquidificador e coloque 4 ovos (gema e clara) para bater.
Agora vá acrescentando os seguinte ingredientes, um de cada vez, nesta ordem:

1 lata de milho com toda a água da conserva
1 medida(da lata de milho)de milharina (farinha de milho para cuscuz)
1 medita(da lata de milho)de açúcar
1 medida(da lata de milho)de leite
½ medida(da lata de milho)de óleo
1 colher de margarina ou manteiga
1 pacote de queijo parmesão ralado
50g de coco ralado
1 colher de sopa de fermento

Erva Doce a gosto

Depois de bater todos os ingredientes, despeje a massa em uma fôrma retangular untada com manteiga e milharina.
Leve ao forno até que a parte de cima doure levemente.
Use uma faca e enfie no bolo, se ela sair limpa é porque já está assado!

Obs.: Não coloquei nenhum tempo pré determinado para assar o bolo porque isso depende muito de cada forno. Então, use o truque da faca, assim não terá erro!

Pronto você acabou de preparar um bolo de milho delicioso!
Agora é só comer!