10 de setembro de 2012

Vatapá Vegetariano


Olha eu aqui de novo!!!
 Desta vez trazendo uma receita bem conhecida, mas em uma versão mais saudável!=]
Quem já foi à Bahia, sabe como é o vatapá de lá, bem grosso, carregado de dendê e que é mais usado para rechear acarajé. Quem já foi ao Pará, sabe que o vatapá de lá é bem diferente. É mais ralo, leva menos azeite e geralmente é consumido como prato principal durante um almoço ou jantar. O vatapá do Pará geralmente é feito com camarão, outros também o fazem com frango. Hoje você vai aprender a fazer a versão vegetariana do Vatapá do Pará!
"Ah, mas que gosto tem vatapá vegetariano?" você pode se perguntar! Pois eu te digo que tem o mesmo gosto do de camarão e o de frango, pois o gosto característico deste prato se dá graças ao azeite de dendê e não aos outros ingredientes! Portanto este vatapá vegetariano que você irá aprender a fazer neste post não fica atrás em nenhum quesito em relação ao de camarão e ao de frango! Digo até que se você servi-lo sem dizer que é vegetariano, muitos não irão nem perceber a diferença! Então vamos aprender!?
Você irá precisar de:

1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1/2 pimentão verde picado
1/2 pimentão amarelo picado
1/2 pimentão vermelho picado
2 pimentinhas de cheiro picadas
1 maço de cheiro verde picado
1 maço de cebolinha picado
1 lata de seleta de legumes
1 xícara de chá de azeitona em rodelinhas
1 xícara de chá de palmito em rodelinhas
3 colheres de sopa de óleo
200ml de leite de coco
3 colheres de sopa de azeite de dendê
3/4 copo de farinha de trigo
500ml de água
200g de creme de leite (1 caixinha)
12 ovos de codorna cozidos e descascados (opcional)
Sal a gosto

Agora vamos Pra Panela!!!!=]
Doure a cebola e o alho no óleo, depois junte os pimentões picados, e a pimentinha de cheiro e deixe refogando uns 2 minutos. Adicione a seleta de legumes, as azeitonas e o palmito e continue refogando tudo por uns 5 minutos. Nestes 5 minutos, bata no liquidificador a água e o trigo.
Adicione a mistura de água e trigo no refogado e não pare de mexer! A consistência deve ficar como de mingau! Acrescente o leite de coco e continue mexendo. Agora você vai colocar o azeite de dendê e ver o seu vatapá ficando amarelinho! Ah! E continue mexendo para que o trigo cozinhe bem direitinho! Adicione a cebolinha e o cheiro verde picado. Coloque o creme de leite e se você perceber que seu vatapá está ficando muito grosso, pode acrescentar um pouquinho de água! Acerte o sal! Deixe cozinhando por mais uns 5 minutos e pronto! Se quiser adicione os ovos de codorna cozidos no final.
Vale ressaltar que a partir do momento em que você adiciona a mistura de trigo e água e começa a mexer, o processo até o término do preparo leva uns 15 minutos! Sempre mexendo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário