25 de fevereiro de 2013

Glúten ou Seitan


Eaí gente! Quanto tempo né!
Perdão pelo sumiço, a vida estava e ainda está bem corrida! Mas graças a Deus tudo está dando certo!
Como desde o ano passado não nos falamos, desejo um Feliz Ano Novo pra todas(os) vcs (bem atrasado por sinal! O que vale é a intenção né!srrsrs...#fazparte)!
Bom gente pra começar o ano aqui no Blog com o pé direito, resolvi postar uma receita básica para aquelas pessoas que decidiram parar de comer carne. O Glúten ou Seitan é figura bem conhecida no cardápio vegetariano depois da soja.
Com certeza você conhece o glúten, pelo menos, de algumas embalagens que vem escrito “NÃO CONTÉM GLÚTEN”. Mas será o Glúten um vilão da alimentação? A resposta é não! Esta especificação nestas embalagens, funcionam para pessoas celíacas, ou seja, que tem intolerância ao glúten, que nada mais é do que uma proteína encontrada em amido e cereais como, trigo, cevada, aveia, centeio e outros. Existem pessoas que preferem não ingerir alimentos com glúten porque engorda. Mas na minha opinião, tudo que é consumido demasiadamente engorda! O Glúten realmente não é um alimento para ser consumido todos os dias, o recomendável é ingeri-lo de 2 a 3 vezes por semana no máximo, assim como o é no caso da carne vermelha (Pra quem come)! Existem muitos mitos em relação ao consumo de Glúten, então para ajudar você a conhecer mais sobre esta proteína separei dois links que achei bem interessantes. Dê uma lida e se tiver mais dúvidas procure um nutricionista que ele vai orientar melhor sobre o assunto!

Bom de antemão gostaria de pedir que vocês orem e peçam pela saúde da Dona Helena, que foi quem me ensinou a fazer esta receita, apesar de suas limitações teve toda a paciência em me ensinar. A Dona Helena sempre gostou de cozinhar e proporcionar momentos de alegria e confraternização através de suas receitas maravilhosas! Hoje ela encontra-se bastante doente e necessitando do apoio e oração de seus familiares e amigos, que nós possamos incluí-la em nossas orações! 

Vamos a receita então!?
Você vai precisar de dois ingredientes muito difíceis de encontrar! 1Kg de TRIGO e ÁGUA FRIA!=]
Pegue uma vasilha redonda de no mínimo 30cm de diâmetro e 15cm de altura (medida da vasilha para 1kg de trigo). Eu gosto de usar uma vasilha um pouco maior para trabalhar de forma mais folgada!
Coloque todo o trigo dentro da vasilha e vá colocando água aos poucos até formar uma massa parecida com a de pão. Você vai fazer uma bola de trigo! Feita a bola você vai colocá-la no centro da vasilha e cobrir com água, passando uns dois dedos.

 DICA: Vá colocando a água com calma ao redor da bola. Não coloque-a em baixo da torneira pois você vai acabar fazendo um burado na massa. Pode encher em baixo da torneira, mas deixe a água fraquinha tendo cuidado para que a água não caia diretamente sobre a massa. Ah! Depois que colocar a água não mexa na bola!

Deixe descansar por no mínimo 3 horas. Se quiser pode deixar a bola de molho à noite para lavar pela manhã. LAVAR? É lavar!
Terminada a fase de descanso da massa na água, você vai lavá-la apertando e amassando a massa dentro da água que ficou de molho. Amasse sempre tomando cuidado para não dividir a massa, aperte de forma que a preserve sempre unida. Quando a água estiver bem branquinha, jogue-a fora e coloque outra nova e continue apertando e amassando para que todo o amido seja liberado na água. Repita o processo até que quando você por apertar, a água permaneça transparente. Neste estágio você perceberá que aquela bola não é mais a mesma! Ela diminuiu bastante de volume e ficou na cor marrom clarinho, cor de café com leite. Este é o famoso Glúten! Você acabou de extrair o Glúten do Trigo. Pronto, e o que eu faço agora? Se come o Glúten desse jeito? Não gente!
Você vai pegar sua panela de pressão e vai colocar uns 4 dedos de água e ¼ de xícara de shoyu e vai colocar o glúten para ferver por uns 10 minutos depois que pegar pressão na panela. Depois que esfriar, retire o glúten e corte em pedaços, cujo formato dependerá de como irá usá-lo.
Agora sim, você pode usar o glúten em suas receitas! Mas em que receitas? Você irá temperar como se fosse carne, do mesminho jeito! Pode ser usado no feijão, no estrogonofe, ao molho madeira, ou frito com cebola e um pouco de extrato de tomate.

Dica: Outra dica interessante é temperar os pedaços e deixá-los marinando assim como se faz com bifes de carne, assim quando for usá-los, estarão ainda mais saborosos pois terão tido mais tempo para absorver o sabor dos temperinhos!