10 de setembro de 2012

Vatapá Vegetariano


Olha eu aqui de novo!!!
 Desta vez trazendo uma receita bem conhecida, mas em uma versão mais saudável!=]
Quem já foi à Bahia, sabe como é o vatapá de lá, bem grosso, carregado de dendê e que é mais usado para rechear acarajé. Quem já foi ao Pará, sabe que o vatapá de lá é bem diferente. É mais ralo, leva menos azeite e geralmente é consumido como prato principal durante um almoço ou jantar. O vatapá do Pará geralmente é feito com camarão, outros também o fazem com frango. Hoje você vai aprender a fazer a versão vegetariana do Vatapá do Pará!
"Ah, mas que gosto tem vatapá vegetariano?" você pode se perguntar! Pois eu te digo que tem o mesmo gosto do de camarão e o de frango, pois o gosto característico deste prato se dá graças ao azeite de dendê e não aos outros ingredientes! Portanto este vatapá vegetariano que você irá aprender a fazer neste post não fica atrás em nenhum quesito em relação ao de camarão e ao de frango! Digo até que se você servi-lo sem dizer que é vegetariano, muitos não irão nem perceber a diferença! Então vamos aprender!?
Você irá precisar de:

1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1/2 pimentão verde picado
1/2 pimentão amarelo picado
1/2 pimentão vermelho picado
2 pimentinhas de cheiro picadas
1 maço de cheiro verde picado
1 maço de cebolinha picado
1 lata de seleta de legumes
1 xícara de chá de azeitona em rodelinhas
1 xícara de chá de palmito em rodelinhas
3 colheres de sopa de óleo
200ml de leite de coco
3 colheres de sopa de azeite de dendê
3/4 copo de farinha de trigo
500ml de água
200g de creme de leite (1 caixinha)
12 ovos de codorna cozidos e descascados (opcional)
Sal a gosto

Agora vamos Pra Panela!!!!=]
Doure a cebola e o alho no óleo, depois junte os pimentões picados, e a pimentinha de cheiro e deixe refogando uns 2 minutos. Adicione a seleta de legumes, as azeitonas e o palmito e continue refogando tudo por uns 5 minutos. Nestes 5 minutos, bata no liquidificador a água e o trigo.
Adicione a mistura de água e trigo no refogado e não pare de mexer! A consistência deve ficar como de mingau! Acrescente o leite de coco e continue mexendo. Agora você vai colocar o azeite de dendê e ver o seu vatapá ficando amarelinho! Ah! E continue mexendo para que o trigo cozinhe bem direitinho! Adicione a cebolinha e o cheiro verde picado. Coloque o creme de leite e se você perceber que seu vatapá está ficando muito grosso, pode acrescentar um pouquinho de água! Acerte o sal! Deixe cozinhando por mais uns 5 minutos e pronto! Se quiser adicione os ovos de codorna cozidos no final.
Vale ressaltar que a partir do momento em que você adiciona a mistura de trigo e água e começa a mexer, o processo até o término do preparo leva uns 15 minutos! Sempre mexendo!



18 de junho de 2012

Penne com Espinafre e Requeijão



 Olá de novo!=]
           Gosto muito de experimentar novos ingredientes, afinal já que nem eu nem meu marido comemos carne, tenho que caprichar mais nos sabores e diversificar as opções durante a semana. Como você viu na receita anterior, usei o espinafre, e é justamente ele que irei usar nesta receita. Fonte de vitaminas e antioxidantes, o espinafre contém quatro vezes mais betacaroteno e três vezes mais luteína do que o brócolis. É rico em fibras que ajudam a diminuir o colesterol, além de ser uma verdura que possui um alto valor nutritivo. O espinafre é rico em ferro, por isso, é recomendado às pessoas anêmicas, escleróticas e desnutridas, pois revigora o sangue e vence a fadiga. Esta verdura é boa também para combater a pressão arterial alta, a hemofilia, cálculos renais, menstruação escassa e dolorida, artrites, escoburto e diarréias. (Fonte: http://belezaesaude.dae.com.br/espinafre/)
            Bom, com tantas propriedades vale a pena investir em reveitas com essa verdurinha tão eficiente!
            E pra mostrar mais uma vez que não é nada difícil usá-la, vou compartilhar com vcs uma receitinha bem básica que fiz hoje no almoço: Penne com espinafre e requeijão.
Você vai precisar de:

 Meio pacote de Penne
1 copo de folhas de espinafre bem lavadas
3 dentes de alho cortados em laminas finas
1 colher de sopa de óleo
1/2 colher de sopa de margarina
2 colheres de sopa bem cheias de requeijão cremoso light
Sal a gosto

 Cozinhe o Penne de acordo com as indicações da embalagem. Escorra e reserve.

 Em uma panela, doure o alho com o óleo e a margarina. Adicione o espinafre até que ele murche. Depois coloque o requeijão e sal a gosto. Misture bem, acrescente o Penne já cozido e pronto! Passe para uma travessa e sirva. Mais uma receita simples e deliciosa que com certeza vai fazer a diferença também na sua saúde!

16 de junho de 2012

Quiche de Chuchu e Espinafre



Gente do céu, achei teias de aranhas por aqui! É confesso que o Pra Panela andou meio sumido, mas enfim ele está de volta com receitas novinhas pra vocês!=] E pra celebrar este retorno, trouxe uma receita que vocês vão amar, uma Quiche de chuchu e Espinafre! Então tire a poeira do seu caderninho de receitas e anote esta belezura de receita!

Massa
1 xícara de chá de farinha de trigo
½ xícara de chá de aveia em flocos finos
1 gema ½ xícara de chá de margarina
sal a gosto
1 clara

Recheio
1 ovo
300 g de chuchu cozido (1 ¾ xícara de chá)
150 g de cream cheese (2/3 xícara de chá)
sal a gosto
2 xícaras de chá de espinafre aferventado
3/4 de xícara de chá de queijo provolone ralado
cebolinha picadinha a gosto

Modo de preparo

Massa
Numa tigela coloque a farinha de trigo, a aveia em flocos finos, a gema, a margarina e sal a gosto e misture com as pontas dos dedos até formar uma massa homogênea. Com esta massa forre o fundo e a lateral de uma forma redonda de fundo falso (21 cm de diâmetro). Pincele a massa com a clara. Reserve.
 
Recheio
Coloque no liquidificador o restante da clara usada para pincelar a massa, 1 ovo, o chuchu cozido, o cheam cheese, sal a gosto e bata bem até formar um creme homogêneo. Transfira para uma tigela, adicione o espinafre e a cebolinha picadinha a gosto e misture.

Montagem
Coloque o creme com o espinafre (feito acima) sobre a massa de aveia (que está na fôrma reservada acima) e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 1 h ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e seja feliz deliciando esta maravilha!.

23 de janeiro de 2012

Mangulão (Bolo Salgado de Queijo)

Você sabe o que é Mangulão? Como diz o título do post, trata-se de um bolo salgado de queijo. É como se fosse um pão de queijo grande em forma de bolo! Agora pense, se um pãozinho de queijo já é bom, imagine um bolo com o sabor e a textura do pãozinho de queijo que vc conhece!hummmmmm...
Quem me passou esta receita foi o padrasto do meu marido, a primeira vez que provei, pedi logo a receita! Gente, é MUITOOOOOOOOOO BOMMMMMMM!!!
Então anote logo os ingredientes, prepare seu liquidificador e vamos lá!

4 ovos
1 copo de leite
1/2 copo de óleo
3 copos de polvilho doce
1 copo de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá rasa de sal

Misture todos os ingredientes no liquidificador.
Unte uma fôrma com furo no meio, com manteiga e trigo. Coloque a mistura na fôrma e polvilhe um pouco de queijo ralado por cima. Asse em forno pré aquecido a 180ºC por uns 30 minutos ou até dourar levemente.
Pronto gente agora é só deixar esfriar um pouco, desenformar e COMERRRRR!!!!

5 de janeiro de 2012

Patê de Ricota - Base


Olá pessoal!!!!
Depois de umas merecidas férias na cidade das Mangueiras, estamos de volta... Com muita saudade na mala, mas estamos de volta ao nosso aconchego!
Bom, pra começar o ano, trouxe pra vcs uma receita base de patê super, ultra, mega fácil de fazer!
Vc pode servir este patê em toda e qualquer ocasião. No café da manhã com torradas, como entrada no almoço, no lanche da tarde, enfim... Você pode fazer do sabor que desejar usando somente esta base!

Para 1 Pacote de Ricota Fresca:
+ ou - 1/2 litro de leite bem quente
1 colher cheia de manteiga
sal a gosto


Deixe a ricota com temperatura ambiente.
Ferva o leite. Coloque a ricota e metade do leite bem quente no liquidificador junto com a manteiga e bata por uns 3 minutos adicionando o restante do leite até obter uma textura cremosa (dependendo da quantidade de ricota, poderá sobrar leite). Depois de batido, divida em 3 partes a serem misturadas aos sabores.
Junte os sabores e bata novamente por 2 minutos. Acerte o sal.
Coloque no recipiente que você irá servir e leve à geladeira por umas 2 horas. Depois é só servir!

SABORES:
Azeitona - adicione 3/4 de xícara de chá de azeitona picada
Alho e Salsinha - Adicione 1 dente de alho pequeno e meia xícara de chá de salsinha picada
Atum - Adicione uma lata de atum em conserva sem o óleo
Ervas finas - Adicione a gosto, orégano, manjericão, salsinha... podem ser frescos ou desidratados
Provolone - Adicione queijo provolone ralado a gosto
Etc.

IMPORTANTE
Atenção ao usar o liquidificador, vá usando o pulsador no começo e depois ajude com uma colher, pois quanto menos usar o leite, mais firme ficará a massa.

Sugestões para servir