25 de novembro de 2011

Lasanha de Proteína de Soja



Não foi à toa que a Lasanha ganhou em Primeiríssimo lugar como o prato preferido dos brasileiros, em uma pesquisa feita em 2011! Ficando o bom e nutritivo arroz e feijão em segundo lugar!
Uma coisa bacana da lasanha, é que pode ser adaptada a todos os gostos. Tem de carne, de frango, aos 2, 3, 4, 5 queijos, de berinjela e até de soja! Isso mesmo, de soja! E nem venha com Eca! Credo! Deve ser ruim! Muito pelo contrário, é muito bom! Antes eu não gostava de soja, mas era pq eu não sabia preparar. Sempre que comia soja que outra pessoa tinha feito eu gostava, mas quando era pra comer a minha...de jeito nenhum! Mas graças a uma amiga minha aqui de Fortaleza, chamada Karina, aprendi a preparar a soja!Ebaaaaa... E agora faço de tudo, almondegas de soja, escondidinho de soja, picadinho e até lasanha!
Como sei que nem todo mundo costuma consumir a proteína texturizada de soja (PVT), além da receita da lasanha, vou incluir também o preparo da PVT.
Vamos lá!?
Não se preocupe vc vai gostar do resultado, EU GARANTO!
Uma vez fiz um molho para cachorro quente usando soja e meu marido tinha convidado um amigo dele pra lanchar conosco. Quando falei que o molho era de soja, ele nem acreditou de tão parecido que tava com carne moída!


Para temperar 1 copo americano de soja vc vai precisar de:
2 dentes de alho grandes bem picados
1/2 cebola grande picada
3 colheres de sopa de pimentão picado
3 colheres de sopa de óleo
1 pacotinho de sazon (isso é opcional, eu uso aquele vermelhinho que serve para carnes, legumes e arroz)
3 copos americanos de água fervente
Cheiro verde e cebolinha picados


DICA: Eu uso esta soja


Modo de preparo da soja:
Em uma vasilha de tamanho médio, adicione os três copos de água fervente e depois coloque a proteína texturizada de soja. Tampe e deixe por uns 30 minutos.
Depois você vai escorrer a água de preferencia em uma peneira grande, mas pode ser escorredor de macarrão, desde que os furinhos não sejam muito grandes, senão sua soja vai embora pelo ralo!rsrsrsrs...
Escorra e lave bastante em água corrente. Lave por uns 5 minutos. Esprema e coloque em outra vasilha. Reserve.
Aqueça o óleo e refogue o alho, a cebola e o pimentão. Quando a cebola estiver transparente adicione o tempero sazon (se vc não for usar este tempero, siga a receita normalmente). Coloque a soja espremida e misture bem. Acrescente o cheiro verde e a cebolinha e tampe. Deixe refogando por uns 5 minutos, dando uma mexidinha de vez enquando. Acerte o sal, desligue o fogo e deixe tampado. Pronto!
Você pode fazer o que vc quiser com essa soja. É só fazer como vc faria com a carne moída já temperada!

Agora vamos à lasanha (rende 8 porções)

CREME BRANCO
200ml de leite
2 colheres cheias de creme de cebola
1 e 1/2 colher de maizena

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo até atingir a textura de mingau.

MOLHO DE SOJA
1 copo americano de soja JÁ TEMPERADA
400g de um bom molho de tomate de sua preferencia

Aqueça o molho e adicione a soja, se precisar adicione um pouco de água. Dependendo do molho que usar pode ficar um pouco mais grossinho. Reserve.

Cozinhe metade do pacote de massa para lasanha. Escorra e reserve.
Vc também vai precisar de queijo de sua preferencia. Eu uso o coalho.

MONTAGEM:
Em uma travessa de vidro coloque uma camada de molho de soja, uma camada de massa p lasanha, queijo, molho de soja, massa de lasanha, coloque todo o creme branco, massa pra lasanha, queijo, molho de soja, massa pra lasanha, queijo e um pouquinho de molho por cima.
Regue com um bom azeite, polvilhe orégano e queijo ralado e leve ao forno pre aquecido por 30 minutos.
Prontinho!
Agora é só chamar seus amigos e apreciar essa paixão nacional!

DICA: Separe as massas p lasanha mais perfeitinhas depois de cozida p colocar na camada de cima. E pra formar aquela crosta na parte de cima da lasanha que ninguém resite, adicione mais queijo nessa camada, depois coloque o azeite, queijo ralado e um pouco de katchup. Vai ter competição p último pedaço!

2 comentários: